Talvez você esteja imaginando porque chamamos a franquia “Cloverfield” de ‘misteriosa’,  e também por que chamamos de ‘franquia”, já que só foram feitos dois filmes , a saber:  “Cloverfield” e “Rua Cloverfield, 10”.

Bem, o primeiro filme foi lançado em 2008, e não foi nada discreto em sua divulgação, a Paramount Pictures promoveu uma longa campanha viral antes de seu lançamento, e exibiu os primeiros trailers no lançamento do filme “Transformers”.

O filme, produzido por J J Abrams, dirigido por Matt Reeves e escrito por Drew Goddard, era assumidamente um filme-catástrofe de horror que envolvia um monstro gigante. E gira em torno de cinco jovens de Nova York que estão numa festa de despedida de um outro amigo, na mesma noite em que o tal monstro ataca a cidade.

Após os acontecimentos do filme, o Departamento de Defesa americano designa o ataque com o codinome ‘Cloverfield’.

O que ninguém esperava, e aí começa o porque de ser chamada de ‘misteriosa’, é que um segundo filme foi feito com um nome falso (The Cellar) e apenas próximo a seu lançamento, é que se divulgou que se tratava de uma espécie de continuação, ou algo que ocorre no mesmo universo de ‘Cloverfield’ (agora é ‘cool’ chamar franquias de ‘universos’).

Desta vez o filme abordava um aparente sequestro de uma mulher. Ela acorda após um acidente de carro, fechada num bunker e acorrentada a parede. O homem que a levou alega que houve um ataque desconhecido lá fora e que eles precisavam permanecer ali. O final é algo inesperado e criativo….

Da mesma forma que o primeiro filme, “Rua Cloverfield, 10” foi promovido com uma campanha viral que envolvia um jogo de realidade alternativa. O ano era 2016.

 

E a franquia tem, inicio…

O terceiro filme ‘Cloverfield’, atualmente sem título, iria originalmente se chamar “God Particle” (Partícula de Deus), seguiu o mesmo sistema de marketing furtivo dos anteriores. E da mesma forma que os dois precedentes, seus detalhes permanecem fechados a ‘sete chaves’.

“Cloverfield 3” (chamamos assim até o nome oficial ser divulgado) será lançado em 20 de abril. Mas mesmo antes de chegarmos lá, saiu uma notícia dizendo não só que ‘Cloverfield 4’ havia sido encomendado, como JÁ HAVIA SIDO FILMADO (!) e mais: será lançado em outubro!!

No ano passado a Bad Robot, empresa de J J contratou o diretor Julius Avery, para dirigir um thriller da Segunda Guerra Mundial chamado “Overlord”. Começaram uma série de rumores que este filme poderia se juntar ao ‘Cloververse’ e quase um ano depois, a “Slashfilm” confirmou que “Overlord” de fato é o quarto filme da franquia!

As informações anteriores sobre “Overlord” (que deve mudar de nome) são que o filme envolveria dois para-quedistas americanos, deixados por trás das linhas inimigas antes do “Dia D” (ataque realizado através da Normandia), com uma missão vital para a invasão. No entanto, os soldados descobrem que os alemães estão se utilizando de forças sobrenaturais na guerra.

“Overlord”, ou ‘Cloverfield 4’, será lançado em 26 de outubro, embora estejam correndo notícias de que a Netflix poderia comprar ‘Cloverfield 3’ para exibição em seu serviço de streaming. Caso isto ocorra de fato, o mesmo pode acontecer com a sequência…

Fiquemos então na expectativa do que virá…..e se serão realizadas outras continuações ou histórias interligadas….